agência OGlobo

Fernanda discursa contra anticultura de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias
agência OGlobo
agência OGlobo

Em apresentação para convidados do monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo” , que lotou o Sesc Ginástico , no centro do Rio, neste sábado, Fernanda Montenegro fez um discurso pequeno, mas direto ao ponto, sobre o momento da Cultura no país.

Às vésperas de completar 90 anos — a data exata é 16 de outubro, que vem sendo celebrada em vários eventos e homenagens — ela fez declarações contra o que chamou de “movimento contra a liberdade de expressão”.

— Não há profissão mais liberta, mais bonita, que a do ator. Há no momento um movimento contra a liberdade de expressão, e houve até uma ofensa gratuita, mas que tem gerado reações. O teatro é o lugar de ser livre.

Fernanda lembrou que estreou “O beijo no asfalto” no palco do Sesc Ginástico, há 60 anos. E aproveitou para manifestar seu apoio à instituição. Recentemente, o governo anunciou que reduzirá a contribuição das empresas ao Sistema S (que além do Sesc, inclui Sesi, Senai e Senac).

Fernanda chamou o presidente do Sistema Fecomércio RJ (que inclui o Sesc Rio), Antônio Florencio, e prestou uma homenagem à instituição:

— O Sesc é um centro de cultura, de brasilidade. Esse teatro foi restaurado, e isso é assim pelo Brasil afora. Precisamos agradecer sim por isso: esta é uma organizacao que dá atendimento à cultura teatral do país.

Florencio aproveitou para citar uma petição pública e pedir assinaturas.

— Vocês são testemunhas de que há um ataque ao Sistema S.

Fernanda encerrou:

— Se esse movimento anticultura e antieducacao se instalar, esse espaço não vai ser mais um teatro. O que vai ser? Pode virar algo para algum tipo de religião…

A esta altura, várias pessoas na plateia começaram a gritar frases como “Não deixaremos isso acontecer, Fernanda!” e “não passarão”.

A atriz fará uma última leitura no Sesc Ginástico neste domingo, com ingressos esgotados. O monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo” é uma adaptação do livro homônimo orgniazado por Sônia Rodrigues, filha do dramaturgo, que reúne frases, parágrafos e histórias do escritor.

De OGLOBO