Gilmar diz que Globo colocou sua vida em risco
“Vocês da mídia são os responsáveis por tudo isso, até pela condição de lavajatistas pressionando a população a esse tipo de procedimento com quem questiona situações da Lava Jato”, disse o ministro do STF Gilmar Mendes durante participação no programa Entrevista com Bial
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que a mídia conservadora, incluindo a Rede Globo, tem incentivado a onda de agressores contra integrantes da Corte que têm se posicionado contra os excessos da Lava Jato, colocando em risco a sua própria vida e a de outros membros do STF.
“Se for prestada a atenção, vocês da mídia são os responsáveis por tudo isso, até pela condição de lavajatistas pressionando a população a esse tipo de procedimento com quem questiona situações da Lava Jato”, disse Gilmar em entrevista ao programa Entrevista com Bial, exibido pela Globo nesta segunda-feira (14).
“Se amanhã eu sofresse um atentado… eu cheguei a dizer isso ao Ali Kamel. Mandei para ele o livro do Pinheiro Machado. Aquele livro do Pinheiro Machado, o assassinato do Pinheiro Machado, senador na Velha República, é dito que aquele assassinato foi causado pela mídia, pelo incitamento que a mídia produzia”, disse Gilmar em outro momento da entrevista.
Declarações de Gilmar Mendes vieram em resposta a uma pergunta feita por Bial na qual ele questionava como o ministro se sentia ao “ser abordado por populares de forma enfática e até agressiva” e qual seria a “parcela de responsabilidade” do ministro neste tipo de reação popular. Diante da resposta inesperada, Bial afirmou que a Rede Globo “jornalismo” e que os chamados vazamentos devem ser entendidos como “furos de reportagem”.
“Pois bem, o que se sabe nos bastidores era que o então procurador Geral da República, Rodrigo Janot, dispunha de 11 pessoas no jornalismo para vazar seletivamente dados e processos para a mídia, especialmente vocês”, retrucou Gilmar.