Marcelo Régua / Agência O Globo

Pesca de lagosta e camarão NÃO será mais suspensa

Todos os posts, Últimas notícias
Marcelo Régua / Agência O Globo
Marcelo Régua / Agência O Globo

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina , afirmou nesta quarta-feira que a pasta não vai mais suspender a pesca de lagosta e camarão em lugares atingidos pelo derramamento de óleo . Segundo ela, a decisão é baseada em novos dados que mostram que não há necessidade de proibição.

— O Ministério fez isso, eu até não estava no Brasil, pelo princípio da precaução. Como nós não sabíamos como era essa mancha, enquanto isso estava sendo analisado, pelo princípio da precaução nós suspendemos a pesca em vários estados brasileiros. Agora, já com dados na mão, nós vamos levantar essa proibição — disse a ministra.

A instrução normativa publicada na terça-feira proibia a pesca de lagosta e camarão nas áreas atingidas pelo óleo no Nordeste . A norma também permitia que pescadores afetados recebessem duas parcelas do seguro-defeso , uma remuneração que os profissionais recebem durante a temporada de paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies.

Com a suspensão da proibição, os pescadores não devem mais receber essas duas parcelas. No entanto, a ministra ressaltou que o pagamento deve chegar também para os que não eram contemplados anteriormente, como para as pessoas que coletam caranguejos e mariscos.

— Quero garantir aos pequenos pescadores, aos pescadores artesanais e até aqueles que não recebiam dinheiro na época do defeso, que são os que coletam caranguejo e mariscos, eles também estarão nessa lista recebendo um salário porque estão prejudicados na sua atividade principal, no seu ganha-pão — disse Tereza Cristina.

OGLOBO