Prêmio de Paris a Lula sinaliza Nobel da Paz

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O título de cidadão honorário dado a Lula pela cidade de Paris foi dado a apenas 17 pessoas até hoje, perseguidas por razões políticas. Entre elas os prêmios Nobel Nelson Mandela e a iraniana Shirin Ebadi. É um prêmio que costuma antecipar ganhadores do Nobel da Paz, que será entregue dia 11

Exatamente às 14:29 hs. desta quinta-feira (19:29 hs. em Paris), 3 de outubro, o jornal francês  Le Figaro noticia uma premiação pra lá de incomum para qualquer brasileiro. Uma premiação que se reveste de redobrada importância dado o fato de que o premiado não poderá ir à “Cidade Luz” porque está… preso!

Curiosamente, na matéria em que o Le Figaro – segundo maior jornal francês, que é de direita – informa sobre o prêmio, afirma que “Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil“…

Uau! Eles conhecem bem o Brasil…

Mas a Rádio França Internacional (RFI) informa um dado bastante significativo sobre o prêmio que Lula acaba de ganhar. Vamos ver um trecho.

A condecoração é considerada muito importante. Ela foi atribuída apenas 17 vezes desde que foi criada, em 2001, para homenagear personalidades presas ou em perigo por causa de suas opiniões políticas. Antes de Lula, o ex-presidente sul-africano [e prêmio Nobel da Paz de 1993] Nelson Mandela (…) e a advogada iraniana Shirin Ebadi, prêmio Nobel da Paz em 2003, foram congratulados

A temporada do Nobel deste ano começa com os prêmios científicos – na segunda-feira (dia 7) o de Medicina, na terça (8) o de Física e na quarta (9) o de Química. O de Literatura será conhecido na quinta (10), e na sexta (11) será a vez do Nobel da Paz. E Lula é candidatíssimo.

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO