Ailton de Freitas / Agência O Globo

Primeira-dama chilena fala em ‘diminuir prilégios’

Todos os posts, Últimas notícias
Ailton de Freitas / Agência O Globo
Ailton de Freitas / Agência O Globo

Como se não bastasse estar enfrentando a mais grave revolta social que vive o Chile desde sua redemocratização, em 1990, nas últimas horas o presidente Sebastian Piñera teve de lidar, também, com o escândalo provocado pelo vazamento de um áudio de WhatsApp de sua mulher, Cecilia Morel . Nele a primeira-dama se refere aos manifestantes que estão nas ruas protestando como “ alienígenas ” e diz que seu país está sendo cenário de algo que é “ como uma invasão estrangeira ”.

O áudio dura 51 segundos e, segundo confirmou o jornal “La Tercera”, é verdadeiro. A primeira-dama diz a uma amiga que “estamos sobrepassados” e encerra a mensagem assegurando que “vamos ter que diminuir nossos privilégios e compartilhar mais”. Morel recomenda racionalizar comida e “tentar manter a cabeça fria”.

As declarações vazadas da primeira dama levaram o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, a desmentir que o governo Piñera e as forças de segurança estejam sobrepassadas.

— As Forças Armadas não estão sobrepassadas — frisou o funcionário, evidenciando a tensão que existe dentro do Palácio de la Moneda e o mal estar que causaram as palavras usadas pela primeira dama.

O comentário sobre diminuir privilégios também gerou reações negativas , sobretudo nas redes sociais. A família Piñera é uma das mais ricas do Chile e uma das principais demandas dos manifestantes em todo o país é reduzir a desigualdade social no país.

“É incrível ouvir isso em pleno século XXI, parece um dialogo nos jardins de Versailles”, escreveu o internauta Cristian Leportati na rede social Twitter. “A pergunta seria, quem foi mais insensata: Cecilia Morel e seu áudio vazado ou Maria Antonieta”, comentou a internauta Yasmin Yacoman, também no Twitter.

Nesta terça, Piñera receberá as principais lideranças parlamentares aliadas e de oposição no Palácio de la Moneda para tentar encontrar uma saída de consenso para a crise social que colocou em xeque seu governo.

OGLOBO