Instituto Lula

Uruguai também vai às urnas hoje

Todos os posts, Últimas notícias
Instituto Lula
Instituto Lula

Os uruguaios começaram a votar neste domingo (27) para eleger um novo presidente, em uma eleição que pode ir ao segundo turno e na qual a população também vai se expressar sobre uma reforma de segurança que promove a criação de uma guarda nacional militarizada.

As mesas de votação abriram às 8h locais para receber os 2,6 milhões de cidadãos habilitados a votar, em um pleito que tem como favoritos o governista ex-prefeito de Montevidéu Daniel Martínez, com 40% das intenções de voto, e o ex-senador de centro-direita Luis Lacalle Pou, com 28%.

Os postulantes da Frente Ampla (esquerda) e do Partido Nacional estão à frente nas pesquisas para passar ao segundo turno, que ocorre em novembro caso ninguém alcance a metade mais um dos votos válidos.

O presidente Tabaré Vázquez (Frente Ampla), que encerra seu mandato em 1 de março, disse neste domingo que “os uruguaios têm grande afesão ao sistema democrático” e mencionou seu estado de saúde – ele foi recentemente diagnostica com câncer de pulmão.

“Tenho a esperança e o desejo e colocar a faixa presidencial no próximo presidente”, afirmou Vázquez à imprensa na saída de sua casa, segundo publicou o jornal El Observador.

UOL