A reação dos abutres bolsonaristas a favor de Nunes
A agressão de Augusto Nunes, comentarista do programa Os Pingos nos Is da Jovem Pan, ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, passou a tarde desta 5ª feira (7.nov.2019) entre os assuntos mais comentados no Twitter. No meio político, as opiniões dividem-se entre apoio e repúdio ao ato do jornalista.
Nesta manhã, os jornalistas protagonizaram uma discussão ao vivo no Pânico, programa da mesma emissora de rádio, e Nunes partiu para a agressão física depois de ouvir Glenn chamá-lo de “covarde”.
As reações da oposição ao governo federal foram majoritariamente em defesa de Glenn. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que 3º colocado na eleição de 2018 à Presidência da República, gravou 1 vídeo solidarizando-se com o jornalista norte-americano e chamou Nunes de “bandido”.
Todo apoio a @ggreenwald contra a violência praticada por esse bandido chamado Augusto Nunes! pic.twitter.com/szvoApJFF8
— Ciro Gomes (@cirogomes) November 7, 2019
Eduardo 03 dizendo que Augusto Nunes agiu em “legítima defesa honra”. Este conceito tem uma história triste: foi largamente utilizado para justificar o assassinato de mulheres por seus maridos. Essa gente abjeta não esconde seu caráter.
— Manuela (@ManuelaDavila) November 7, 2019
Por sorte não foi comigo.
— Leandro Demori (@demori) November 7, 2019
ESTÚPIDOS NO PODER
O Brasil supera, diariamente, todos os limites da falta de civilidade.
A agressão de Augusto Nunes contra @ggreenwald , desta vez física, apenas prova que gente desprezível se sente à vontade para fazer o que sabem melhor, ser desprezíveis#AugustoNunesCovarde pic.twitter.com/hSyl1fgS0F— Margarida Salomão (@JFMargarida) November 7, 2019
REAÇÕES DA DIREITA
Políticos de direita manifestaram apoio a Augusto Nunes. Foi o caso dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC) e o líder do PSL na Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (SP).
O crime, a mentira, o escárnio, JAMAIS merecem respeito! Reagir a canalhices que partem de um criminoso cínico e folgado é questão de honra. Apesar de várias vezes discordar de seus comentários e independentemente dos fatos citados, presto solidariedade ao homem @augustosnunes !
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) November 7, 2019
Fato que Augusto Nunes reagiu em legítima defesa de sua honra. Ninguém é obrigado a ser violentado a todo momento com distorções de suas falas, ser xingado na cara e aceitar. @augustosnunes não teve opção. Reagiu como qualquer pessoa normal com sangue mas veias poderia reagir.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) November 7, 2019
Há um ano fui criticado pelo Augusto Nunes por desconhecer, segundo ele, regras de civilidade. O mundo dá voltas e hoje ele próprio entendeu com Verdevaldo a impossibilidade de ser civilizado com quem não está disposto a isso. Força, Augusto. Poderia ser melhor, mas parabéns. pic.twitter.com/SD1RSVqFlf
— Cabo Junio Amaral (@cabojunioamaral) November 7, 2019
Augusto Nunes, eu te amo, cara hahaha#AugustoNunesDeixaGlennEmPânico pic.twitter.com/uGweqiisKV
— Carlos Jordy (@carlosjordy) November 7, 2019
NOTA DA JOVEM PAN
Por meio de nota, a emissora Jovem Pan disse que lamenta o ocorrido e que “sempre abriu suas portas para convidados de diferentes campos ideológicos e com opiniões dissonantes, para que cada brasileiro forme seu juízo tendo acesso a visões variadas sobre os temas mais relevantes do momento“.
Leia a nota completa:
A Jovem Pan lamenta o episódio ocorrido ao vivo no programa Pânico desta quinta-feira (7) entre os jornalistas Augusto Nunes e Glenn Greenwald.
Defensora vigilante dos princípios democráticos, do pluralismo de ideias e da liberdade de expressão, a Jovem Pan sempre abriu suas portas para convidados de diferentes campos ideológicos e com opiniões dissonantes, para que cada brasileiro forme seu juízo tendo acesso a visões variadas sobre os temas mais relevantes do momento.
Uma das principais marcas do Pânico é receber personalidades para o debate aberto e franco, bem-humorado e eventualmente ácido. Glenn Greenwald já participou da bancada em diversas outras oportunidades.
A liberdade de expressão e crítica concedida pela Jovem Pan a seus comentaristas e convidados, contudo, não se estende a nenhum tipo de ofensas e agressões. A empresa repudia com veemência esses comportamentos.
A Jovem Pan pede desculpas aos ouvintes, espectadores e convidados desta edição do Pânico, inclusive Glenn Greenwald.
Grupo Jovem Pan