Reuters

Evo Morales pede ajuda do Papa e da ONU

Todos os posts, Últimas notícias
Reuters
Reuters

O ex-presidente boliviano Evo Morales pediu nesta 4ª (13.nov.2019) que a ONU (Organização das Nações Unidas), países amigos da Europa e o papa Francisco acompanhem o diálogo para pacificar a Bolívia, em texto publicado no Twitter. “A violência atenta contra a vida e a paz social“, escreveu Morales.

Anteriormente, o ex-presidente boliviano havia proposto, ao falar a uma rádio do Uruguai, a presença de ex-governantes, como o uruguaio José Mujica e o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, na mediação para ajudar “na pacificação da Bolívia“.

Na entrevista, ele defendeu sua gestão e afirmou que, legalmente, continua sendo presidente da Bolívia, já que o Parlamento boliviano ainda não formalizou sua renúncia.

Em uma coletiva de imprensa na Cidade do México, onde foi recebido como asilado político, Morales propôs 1 diálogo nacional para conter os confrontos na Bolívia – com participação da sociedade civil, “políticos que perderam as eleições e movimentos sociais de diferentes setores“.

O ex-presidente disse que o diálogo pode ser acompanhado “por países amigos e organizações internacionais“. Ele afirmou ainda estar disposto a retornar ao seu país, “se o povo (boliviano) pedir” e para contribuir com a pacificação, e enfatizou que “se não houver diálogo nacional vai ser difícil parar esse confronto“.

Ele voltou a acusar a Organização dos Estados Americanos (OEA) de contribuir para agravar a crise na Bolívia. “A OEA não está a serviço dos povos latino-americanos e menos ainda dos movimentos sociais. Está a serviço do império americano“, disse o ex-presidente.

Morales alegou que, quando a oposição e a OEA acusaram as eleições de fraudulentas, não considerava “nenhum problema” que organizações internacionais e instituições verificassem a lisura do processo.

No entanto, disse que viu uma atitude suspeita na forma de a entidade agir. O ex-governante acrescentou que, se foi determinado que ele não venceu no 1º turno eleitoral, “então, cumprindo as regras e a Constituição, há 1 segundo turno“.

PROTESTOS SOMAM 10 MORTOS

Duas pessoas morreram durante novos confrontos entre seguidores de Morales e da oposição, aumentando para dez o número de vítimas fatais dos protestos, que ocorrem há três semanas na Bolívia.

Jeanine Añez, 2ª vice-presidente do Senado e senadora da oposição a Morales, se declarou nesta 3ª feira (12.nov) presidente interina no país. O Tribunal Constitucional aprovou a troca de poder.

Añez, de 52 anos, tem que organizar novas eleições num prazo de 90 dias. Na 4ª feira, ela apresentou seu gabinete de ministros, cuja maioria é formada por políticos de Santa Cruz, tradicional reduto eleitoral da oposição.

Morales renunciou à presidência no último domingo, após a OEA denunciar supostas irregularidades no pleito em que o então presidente foi reeleito para o 4º mandato consecutivo.

Sua participação nas eleições foi autorizada pelo Tribunal Constitucional, embora a Constituição que ele mesmo promulgou limite a dois o número de mandatos consecutivos e a população tenha rejeitado a possibilidade de reeleição indefinida num referendo.

PODER 360