Intercept revela mais manipulação do STF pela Lava Jato

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Cristiano Mariz/VEJA

Em parceria, Intercept e Folha de SP revelam nesta terça-feira 5 que procuradores da Lava Jato esconderam informações da ministra Rosa Weber ao pedir seu apoio em momento decisivo das investigações sobre Lula, em 2016.

Mensagens mostram que os procuradores sabiam que Lula citara Rosa em telefonemas grampeados e mobilizara aliados para influenciá-la, mas deixaram a ministra no escuro quando a procuraram para tratar do caso.

Os diálogos sugerem que a Lava Jato temia vazamentos e, assim, evitou fornecer ao gabinete do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, detalhes sobre o andamento do caso e as ações planejadas contra Lula.

Rosa Weber fora sorteada para analisar ação proposta no STF pelos advogados de Lula que afirmava que havia conflito entre a força-tarefa de Curitiba e promotores de São Paulo que investigavam Lula todos ao mesmo tempo.

O então juiz Sergio Moro mandou grampear os telefones de Lula e autorizou os investigadores a devassar a residência dele e conduzi-lo coercitivamente para depor. Só faltava definir a data da operação quando o caso chegou ao STF.

A Lava Jato e Moro manipularam informações por medo de que Rosa Weber aceitasse os argumentos da defesa de Lula.

Na véspera de mais um julgamento sensível no STF, o Intercept exibe provas da relação ilegal entre a força-tarefa e Moro.

Da Redação com Folha