MATEUS MORBECK

Óleo chegará às praias do Rio em dias

Todos os posts, Últimas notícias
MATEUS MORBECK
MATEUS MORBECK

Passados 80 dias do início da contaminação das águas do litoral brasileiro, o óleo bruto que passou por todo o Nordeste e chegou ao Espírito Santo atingirá o Rio de Janeiro “em questão de dias”, afirmam técnicos do Ibama (Instituto Brasileiros do Meio Ambiente).

Enquanto isso, o governo minimiza o problema na situação na costa brasileira e reafirma a todo instante que atuou desde o princípio para conter o derramamento de petróleo. Para uma situação dada como controlada, o óleo se espalha com estranha agilidade; na última semana — da segunda-feira (11) a domingo (17), mais 149 localidades foram atingidas. O número de locais afetados passou de 494 para 643.

No fim de semana, o Delta do Parnaíba, no Piauí, o maior delta (foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio) das Américas, voltou a ter manchas de óleo em sete praias: Ilha das Canárias, Ilhas dos Poldros, Praia de Caiçaras, Praia do Pontal, Ilha do Caju, Barra da Melancieira e Ilha do Passeio. A preocupação das autoridades é que o óleo chegue também aos rios da região. Também no Piauí, as praias do Atalaia, Pedra do Sal e Peito de Moça foram decretadas impróprias para banho. Quase duas toneladas de óleo foram recolhidas no estado desde sexta-feira (15).

O último monitoramento do Ibama destaca que, de 142 locais vistoriados nas últimas 24 horas, ou seja, de sábado (16) para domingo (17), três ainda tinham manchas grandes de óleo, 69 apresentavam vestígios esparsos e 70 estavam limpos.

O levantamento, contudo, vai de encontro com as informações da Marinha. O boletim divulgado da noite de sábado afirma que “os estados do RN, CE, PB, PE e ES estão com as praias limpas” e apenas há ação em andamento em Araioses e Tutóia, no Maranhão; Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Piauí; Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas; Barra dos Coqueiros, em Sergipe; e Maraú e Cairu, na Bahia.

Fato é que imagens comprovam o avanço do petróleo no Espírito Santo, onde já chegou à capital, Vitória, e ruma ao sul. Técnicos do Ibama que conversaram com o HuffPost afirmaram que em breve o óleo chega à costa do Rio de Janeiro. E é justamente aí que mora a principal preocupação das autoridades.

Óleo no Sudeste

O governo do Rio de Janeiro já se mobilizou e montou um plano de ação para atuar contra o óleo que atinge o Nordeste desde 30 de agosto — o Plano de Emergência para o Surgimento de Óleo em Praias.

O estado se mobiliza em três frentes: vigilância, monitoramento e resposta.

A primeira etapa, acionada caso haja suspeita de as manchas chegarem à costa do estado, já está em andamento.

HUFFPOSTBRASIL