Procurador da Lava Jato acusa STF de “salvar ladrões”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

O procurador da República Roberson Pozzobon, que integra a força-tarefa da Lava Jato, disse nesta sexta, 8, que ‘já chovem Habeas Corpus‘, no rastro da decisão do Supremo de negar a possibilidade de prisão após segunda instância.

Irônico, ele postou no Twitter. “O Brasil ganha uma nova expressão idiomática: ‘Feliz como um condenado’”.

Na manhã desta sexta, 8, a defesa do ex-presidente Lula já protocolou o pedido de liberdade do petista com base no entendimento do STF.

Pozzobon comparou a decisão da Corte máxima com o decreto Biondi, ‘que resultou na soltura de todos os investigados da Operação Mãos Limpas’ – operação italiana similar à Lava Jato. “Ele ficou conhecido como decreto ‘salva ladri’ (salva ladrões)”.

 

 

Ele escreveu que ‘dias melhores’ virão para o Brasil. “Determinadas decisões, leis e medidas podem até adiar um pouco (às vezes muito), mas jamais impedirão que tais dias cheguem. Sigamos, sem desanimar, que a caminhada é longa e ninguém disse que seria fácil.”

Nesta quinta, 7, o Supremo Tribunal Federal votou por 6 votos a 5 para reformar entendimento de 2016 e considerar inconstitucional a possibilidade de antecipação do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância.

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, um dos autores da Ação Direta de Inconstitucionalidade que foi julgada na quinta, disse que ‘direito de defesa e presunção de inocência saem fortalecidos’.

 

 

Já a força-tarefa da Lava Jato, a qual considera a prisão em segunda instância um pilar de suas ações, considerou que a decisão do Supremo é dissonante com ‘sentimento de repúdio à impunidade’”.

 

Estadão