reprodução

“Vergonha de meu irmão”, diz produtor cultural

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

O produtor cultural e músico Oswaldo de Camargo Filho, Wadico Camargo, publicou, em seu perfil nas redes sociais, nessa quarta-feira (27/11/2019), uma nota de repúdio ao recém-nomeado presidente da Fundação Cultural Palmares e seu irmão, Sérgio Camargo.

“Tenho vergonha de ser irmão desse capitão do mato”, escreveu. Wadico compartilhou, em outra publicação, o abaixo-assinado criado em uma plataforma on-line após a nomeação de Sérgio. Até a publicação desta reportagem, conta com 25 mil assinaturas.

Histórico familiar
Poeta, crítico, historiador e um dos principais nomes da literatura afrodescendente no país, Oswaldo de Camargo, pai de Sérgio e Wadico, é uma das figuras mais importantes do movimento negro.

Ele é considerado o “elo das gerações”, porque sempre se uniu aos jovens estudantes e intelectuais, desde 1978, onde tentavam organizar movimentos de resistência pacífica ao regime militar brasileiro. De acordo com a biografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Camargo atuou como mediador entre a nova geração e os remanescentes do movimento de décadas anteriores.

Oswaldo é autor de obras tais como: 15 Poemas Negros (poemas, 1961), O Carro do Êxito (contos, 1972), A Descoberta do Frio (novela, 1979), A Razão da Chama (antologia, 1986), O Negro Escrito (estudo crítico, 1987).

METRÓPOLES