OAB SP

‘Bolsonaro levará o país a situação imprevisível’, diz advogado

Todos os posts, Últimas notícias
OAB SP
OAB SP

Reportagem da Folha de SP deste domingo (8) traz uma entrevista com o advogado Mário Sérgio Duarte Garcia, que presidiu o comitê das Diretas Já, em 1984, na luta contra a ditadura militar. Neste ano, Mário Sérgio estava no palanque da Candelária, no Rio de Janeiro, quando o jurista Sobral Pinto, aos 90 anos, fez o famoso discurso em favor da democracia no qual, lendo a Constituição, disse que “todo poder emana do povo”.

Duarte Garcia, que à época presidia o comitê suprapartidário das Diretas-Já, cita a  ao revelar sua preocupação com o momento atual do país. “Acompanhei de perto, seria uma lástima muito grande que tivéssemos que cair numa mesma situação”, afirma.

Homenageado no mês passado pelo Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), ele diz considerar que faltam atualmente no país líderes com credibilidade, inclusive nos partidos de oposição. “Mas as forças vivas da sociedade haverão de resistir às ameaças contra a democracia”, diz.

Como o senhor avalia a situação do país hoje?

É muito preocupante ouvir um ministro chefe da economia [Paulo Guedes] prever a volta das restrições do AI-5. Temos um presidente que teve uma vitória muito grande, mas que é despreparado para o cargo. Que atuou inexpressivamente como deputado federal durante tantos mandados. Bolsonaro pode levar o país para uma situação de consequências imprevisíveis. Ou até poderia dizer previsíveis, caso consiga cumprir o que se propôs fazer. Os fatos estão aí para indicar. Defende o porte de armas e faz enfrentamento aos democratas.

E a Operação Lava Jato? A Lava Jato, hoje muito criticada, apurou a existência de crimes praticados por vários políticos. Por outro lado, as conversas divulgadas mostram que o hoje ministro Sergio Moro [Justiça] exacerbou no seu papel de juiz. De certa forma, suas decisões estão desmoralizadas.

O senhor entende que direitos e garantias individuais foram atropelados? Exatamente. As conversas entre Moro e os membros do Ministério Público ferem a lisura das decisões tomadas.

REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA FOLHA DE SP