Damares vai a escolas pregar “abstinência sexual”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, promove um seminário nesta sexta-feira, 6, para prevenir a gravidez entre crianças e adolescentes utilizando como método contraceptivo a abstinência sexual. Entre os convidados, estão a CEO da Ascend, Mary Anne Mosack, e o pastor Nelson Junior, idealizador da associação cristã Eu Escolhi Esperar.

O evento é uma preparação para a Semana Internacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que ocorre no início de fevereiro. Damares já tinha defendido a abstinência em junho deste ano. Em entrevista à BBC, a ministra afirmou que tal método evitaria a transmissão de doenças sexuais, como o HIV. “Se eu retardo [em] um ano o início da relação sexual dessa menina, eu posso salvar a vida dela”, disse a ministra.

A organização norte-americana convidada por Damares, Ascend, é responsável por promover cursos para qualificar educadores a incentivarem a ausência da vida sexual para os jovens — o sexo entre adolescente é considerado uma “atividade de risco”. A Ascend promove uma abordagem chamada Prevenção de Riscos Sexuais (Sexual Risk Avoidance), que “empodera jovens para evitar todos os riscos da atividade sexual”.

O outro convidado é o pastor Nelson Junior, que afirma que “escolheu esperar” desde os 11 anos de idade. A organização Eu Escolhi Esperar nasceu como uma campanha de se guardar sexualmente para o casamento e, hoje, promove palestras e encontros sobre a abstinência sexual.

Entre os temas abordados pelo seminário, também estão: “A pandemia da Aids e a ‘tempestade perfeita’ para o sexo baseado em preservativos”; “Um novo enfoque nas abordagens de saúde pública”; “Constatações de eficácia”; “Apresentando o Caso ao Congresso”; e o encerramento, “em defesa da prevenção à vida sexual precoce”.

Veja