Decisão sobre juiz de garantia atrapalha relação de Bolsonaro com Moro, diz líder do Podemos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O líder do Podemos na Câmara, José Nelto (GO), afirmou nesta quarta-feira que a decisão do presidente Jair Bolsonaro de manter o dispositivo da criação do juiz de garantia no pacote anticrime desestabiliza a relação dele com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro. O ex-juiz teria pedido, sem sucesso, para que o presidente vetasse o trecho.

“Ficou ruim para o Brasil. Acho que vai trincando um pouco a relação entre Bolsonaro e Moro. Toma uma decisão aqui, outra ali e vai gerando desgaste”, disse Nelto ao Valor.

Após a decisão de Bolsonaro, Moro já fez críticas públicas ao movimento do presidente de sancionar o pacote anticrime, dando aval à criação do juiz de garantia. O Podemos já sinalizou que entrará com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a criação não saia do papel.

“Isso é uma aberração. O Brasil já não tem juiz para atender as comarcas. Vamos judicializar. Já conversei com Alvaro Dias e Renata Abreu”, disse Nelto, em referência ao líder do partido no Senado e à presidente nacional da legenda.

Para ele, mudanças na estrutura caberiam ao Poder Judiciário e não ao Poder Legislativo. “Se o Judiciário quisesse essa mudança, eles teriam implementado ou pelo menos enviado a proposta ao Congresso Nacional”.

Valor