Enquanto isso, impeachment de Trump avança

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Erin Scott/Reuters

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira, 5 , que a Casa já tem material suficiente para elaborar o relatório final do processo de impeachment do líder americano, Donald Trump. Ele é investigado por abuso de poder ao ter pressionado a Ucrânia a investigar seu principal adversário político.

Com a declaração de Pelosi, a votação do impeachment no plenário da Câmara poderá ocorrer antes do Natal. A fase seguinte, de julgamento pelo Senado, ficará para 2020. O anúncio também ocorre um dia após o início da coleta de testemunhos de juristas pelo Comitê Jurídico, responsável por elaborar o relatório com as denúncias.

Na quarta-feira 4, os membros do comitê ouviram quatro especialistas em direito constitucional convidados tanto pelos Democratas quanto pelos Republicanos. Três deles, convocados pela oposição, disseram que Trump havia de fato cometido ofensas passíveis ao impeachment.

“Se o que nós estamos falando aqui não é passível de impeachment, então nada mais é”, disse Michael Gerhardt, especialista em impeachment e professor de Direito na Universidade de Chicago. É a segunda vez que Gerhardt depõe em um processo de impeachment contra um presidente dos Estados Unidos. Em 1998, o professor testemunhou no processo contra o então presidente Bill Clinton.

Veja