EDUARDO KNAPP (FOLHAPRESS)

“Foi massacre”, diz conselho de direitos humanos

Todos os posts, Últimas notícias
EDUARDO KNAPP (FOLHAPRESS)
EDUARDO KNAPP (FOLHAPRESS)

Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe), o advogado Dimitri Sales, chamou a ação da polícia em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, de “massacre” e de “execução”. Sales criticou a forma como o governador João Doria (PSDB) reagiu à notícia das nove mortes em um baile funk na favela. O Condepe é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, do governo de São Paulo.

Desde a madrugada de domingo, quando houve a ação da polícia e as mortes – de jovens com idades entre 14 e 23 anos -, Sales vem acompanhando o caso e publicando sobre isso no Twitter. Ele denunciou, por exemplo, falhas na perícia dos corpos. Segundo Sales, os peritos não teriam fotografado o corpo das vítimas.

“É inadmissível que o governador João Doria encontre, em meio a tanta dor pelas mortes em Paraisópolis, espaço para continuar a estimular uma política de morte, que desvaloriza a vida de gente preta e pobre e coloca policiais em campo oposto à defesa da população e da segurança cidadã!”, escreveu Sales no Twitter depois de o governador ter afirmado, em entrevista coletiva, que não mudaria a política de repressão a bailes funk. “As ações da PM em Paraisópolis deveriam ser repudiadas com veemência”, prossegiu Sales.

O presidente do Condepe classificou a ação policial como “desastrosa”, “com abuso de autoridade e inaceitável violência policial”. Ele publicou ainda informações sobre os protestos de moradores de Paraisópolis no dia seguinte às mortes. “Um brado ecoa forte pelas ruas: foi execução!”

Defensoria pública
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo anunciou que fará um plantão em Paraisópolis nos próximos dias para das assistência a moradores. O órgão colocou-se à disposição da família das vítimas, para um atendimento individualizado e reservado, em domicílio.

VALOR