Gabriel Monteiro / Agência O GLOBO

Globo derruba boicote de Crivella

Todos os posts, Últimas notícias
Gabriel Monteiro / Agência O GLOBO
Gabriel Monteiro / Agência O GLOBO

Uma liminar da Justiça concedida nesta segunda-feira garante a participação de jornalistas do Grupo Globo em eventos abertos à imprensa (incluindo entrevistas coletivas) promovidos pela Prefeitura do Rio. Na sua decisão, a juíza Alessandra Cristina Tufvesson, da 8ª Vara de Fazenda Pública, determina que o município “abstenha-se de impedir o acesso” das equipes de reportagem, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada descumprimento.

A juíza justifica a liminar “ante a violação a direito fundamental” e, por meio dela, faz valer às empresas do grupo a participação nos eventos, “com a possibilidade de formular perguntas, em igualdade de direitos com os demais participantes membros da imprensa”, e o acesso a todas as informações divulgadas abertamente à impressa de modo geral.

A liminar é resultado de uma ação em que o Grupo Globo questionava a proibição por parte da prefeitura da entrada de seus jornalistas em agendas voltadas à imprensa. No dia 3 deste mês, uma equipe do GLOBO foi impedida de participar de uma entrevista coletiva sobre o réveillon, um dos mais importantes eventos da cidade, realizada no hotel Fairmont, na orla de Copacabana.

O fato aconteceu após o jornal revelar uma investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro, a partir da delação do doleiro Sérgio Mizrahy, sobre a existência de um suposto balcão de negócios na prefeitura para a liberação de verbas a empresas mediante pagamento de propina. Em solidariedade, equipes da TV Globo, da Globonews, do G1 e da CBN, que fazem parte do Grupo Globo, também se retiraram da coletiva.

No dia 6 deste mês, repórter e fotógrafo do GLOBO foram barrados novamente em uma agenda sobre o evento esportivo Rio Open e o programa Territórios Sociais, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Três dias depois, em meio à crise na área de saúde da administração municipal, outra equipe foi impedida de acompanhar uma entrevista concedida pela secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, no Hospital Albert Schweitzer.

No dia 13, a prefeitura impediu o acesso dos jornalistas do Grupo Globo à coletiva com o ministro interino da Saúde, João Gabbardo, e o prefeito Marcelo Crivella para a assinatura de um termo de acordo que previa ajuda emergencial do governo federal à rede municipal de saúde. Na ocasião, a assessora de imprensa da prefeitura Valéria Blanc informou, na entrada do Palácio da Cidade, que os veículos O GLOBO, Extra, TV Globo, Globo News, G1 e CBN não tinham sido convidados para o evento.

Na decisão liminar deferida a pedido do Grupo Globo, a juiza Alessandra Cristina Tufvesson destaca:

“Inexistem justificativas para a conduta do réu, e estando presentes os elementos caracterizadores da urgência do pedido, mormente a verossimilhança das alegações e risco de dano de difícil reparo, ante a violação a direito fundamental, DEFIRO A LIMINAR, determinando que o Município do Rio de Janeiro abstenha-se de impedir o acesso das autoras, e, consequentemente, de seus jornalistas e equipes, a eventos abertos à imprensa realizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, sendo-lhes garantida efetiva participação, com a possibilidade de formular perguntas, em igualdade de direitos com os demais participantes membros da imprensa; bem como na obrigação de dar às autoras acesso a todas as informações divulgadas abertamente à impressa de modo geral, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por cada ato em desacordo.”

OGLOBO