Guedes renega ameaça que fez à democracia
Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
Ao fazer um balanço de 2019, o primeiro ano do governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil tem uma democracia vibrante e que ela não esteve ameaçada em “nenhum momento” nos últimos anos. Ele afirmou ainda que “jamais hesitou” em relação à firmeza da democracia brasileira.
— O Brasil é uma democracia vibrante, não houve ameaça à democracia brasileira em nenhum momento — disse o ministro. — Tivemos um aperfeiçoamento institucional brilhante — acrescentou.
Em novembro, Guedes criou polêmica ao citar o AI-5, principal instrumento de repressão da ditadura militar. Entre outras medidas, o AI-5 fechou o Congresso e suspendeu o habeas corpus no país.
— Ninguém controla o Brasil. O Brasil é grande sociedade aberta em construção. Eu jamais hesitei em relação a firmeza da democracia brasileira — disse Guedes, sem citar o caso.
O ministro afirmou que o ano foi difícil, mas o presidente Jair Bolsonaro serviu de escudo para o avanço de reformas como a reforma da Previdência.
— O balanço desse ano do meu ponto de vista: chegamos, ano difícil pela frente, presidente nos dando escudo institucional para que possamos avançar. E com um Congresso reformista — disse.