Luiza Castro/Sul21

Irmã de Marielle depõe contra desembargadora

Todos os posts, Últimas notícias
Luiza Castro/Sul21
Luiza Castro/Sul21

Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), foi ouvida nesta segunda-feira (16) no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) na ação movida pela família da parlamentar contra a desembargadora Marília Castro Neves Vieira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Em texto publicado no Facebook, a desembargadora afirmou que Marielle Franco, morta em março de 2018 a tiros no centro do Rio, era “engajada com bandidos” e “um cadáver tão comum quanto qualquer outro” (veja na reprodução abaixo).

Ao lembrar da postagem, Anielle chorou e disse que a família sequer foi procurada para um pedido de desculpas.

“Ouvir que ela era mulher de bandido e foi financiada por traficante dói . Mas a gente tem que combater fake news”, disse ela após a audiência.

Na audiência, o advogado da magistrada disse que o post de sua cliente foi feito por uma advogada e que Marília apenas copiou e colou o texto – sem verificar a veracidade. Nesta terça-feira (17), a desembargadora vai prestar depoimento.

Depois, a magistrada, que já havia ofendido uma professora com síndrome de down na mesma rede social, pediu desculpas.

Marília é ré na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o depoimento prestado ao TRF-2.

Dias após ter publicado a “fake news”, Marília Castro Neves admitiu, em comunicado oficial, que “se precipitou” no publicação em redes sociais.

Na época, a magistrada afirmou que deveria ter aguardado a conclusão das investigações antes de fazer qualquer comentário sobre o tema.

“No afã de defender as instituições policiais, ao meu ver injustamente atacadas, repassei de forma precipitada notícias que circulavam nas redes sociais. A conduta mais ponderada seria a de esperar o término das investigações, para então, ainda na condição de cidadã, opinar ou não sobre o tema”, disse a desembargadora.

G1