ONU denuncia Chile por violações de direitos humanos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O escritório da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, denunciou na sexta-feira um “alto número de violações dos direitos humanos” pela repressão policial a protestos no Chile, ao apresentar um relatório sobre a situação no país. América do Sul

“Essas violações incluem o uso excessivo e desnecessário da força que causou mortes e ferimentos ilícitos, tortura e maus-tratos, violência sexual e detenções arbitrárias”, diz o documento de 30 páginas do escritório de Bachelet, que enviou uma equipe por três semanas. Novembro para investigar a situação em sete regiões do Chile.

De acordo com as evidências coletadas, “existem razões bem fundamentadas para acreditar que, desde 18 de outubro, um alto número de violações de direitos humanos foi cometido”.

“O gerenciamento de manifestações por policiais foi realizado de maneira fundamentalmente repressiva. Carabineros falhou repetidamente em cumprir o dever de distinguir entre pessoas que manifestavam pacificamente e manifestantes violentos”, acrescenta ele.

Uma das questões que mais chamou a atenção dos especialistas foi “o número alarmante de pessoas com lesões nos olhos ou no rosto”, devido ao “uso desproporcional e às vezes desnecessário” de armas de choque.

Os protestos sociais que eclodiram em 18 de outubro no Chile causaram a crise mais profunda desde o retorno à democracia em 1990, com um saldo até agora de 24 mortos e milhares de feridos.

AFP