Após ataque do Irã, redes circulam fotos antigas e fora de contexto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após os ataques iranianos contra bases com soldados americanos no Iraque na noite desta terça-feira, 7, várias imagens antigas e fora de contexto passaram a circular nas redes sociais. Uma das fotos mostra o lançamento de um míssil no Irã em junho de 2017. Veja abaixo a imagem original, publicada nos sites da BBC e de uma agência iraniana de notícias. Os textos foram traduzidos do persa.

Outra imagem tirada de contexto nas redes sociais é datada de outubro de 2018 e mostra um ataque do Irã contra um grupo militante do Estado Islâmico.

Uma terceira imagem também tem sido relacionada aos ataques contra bases americanas, mas é de novembro do ano passado. A foto mostra um ataque de Israel contra alvos na Faixa de Gaza.

Uma imagem da Coréia do Norte também tem sido divulgada com o contexto errado. A foto mostra um teste feito em maio do ano passado, de acordo com a agência Reuters.

Em situações de crise, a desinformação se espalha muito rápido. Fique atento a imagens e fotos sensacionalistas circulando nas redes sociais. Evite compartilhar informações de fontes anônimas ou não confirmadas pela imprensa profissional.

O Estadão Verifica também checou uma foto de militares americanos em um aeroporto. A imagem não mostra soldados indo para o Irã, e sim retornando das férias de Natal.

Estadão