Ataque a Glenn é criticado no exterior

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A imprensa internacional está caindo de pau na ditadura brasileira pelo estarrecedor ataque à liberdade de imprensa envolvido na denúncia de um pau-mandado de Bolsonaro, Moro e da Lava Jato ao jornalista Glenn Greenwald usando um procurador teleguiado.

O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra o jornalista Glenn Greenwald. O procurador Wellington Divino Marques de Oliveira, da Procuradoria no Distrito Federal acusa Glenn Greenwald de “partícipe” nos crimes de invasão de dispositivos informáticos e monitoramento ilegal, além do crime de associação criminosa.

Marques é o mesmo procurador que denunciou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Felipe Santa Cruz por suposto crime de calúnia contra o ministro Sergio Moro, por declarações concedidas por Santa Cruz. A denúncia foi rejeitada pela Justiça Federal.

É óbvio que se trata de retaliação contra Glenn. E não vai durar. A Justiça deve rejeitar a denúncia do procurador teleguiado contra o jornalista assim como rejeitou contra o presidente da OAB. Marques atua a mando de Moro e Bolsonaro contra seus desafetos.

O absurdo contra Glenn é tão grande que mal a decisão do procurador teleguiado saiu e a imprensa internacional já caiu matando. Uma das matérias é da CNN, que afirma que “O anúncio de hoje de que uma queixa criminal foi registrada contra o co-fundador do Intercept, Glenn Greenwald, é o exemplo mais recente de jornalistas que enfrentam sérias ameaças no Brasil”

A matéria da CNN reproduz crítica da Freedon of the Press Foundation (Fundação Liberdade de Imprensa), que desanca o governo brasileiro pelo ataque a Glenn. Diz o texto:

“O New York Times noticiou esta manhã que Glenn Greenwald, jornalista investigativo premiado e membro fundador do nosso conselho de administração, foi acusado no Brasil de “crimes cibernéticos” por reportar mensagens vazadas de celulares mostrando corrupção generalizada de funcionários públicos brasileiros.

Esse ataque ultrajante à liberdade de imprensa é claramente uma tática de intimidação de promotores embaraçados. Não deve ser tolerado. Greenwald e suas reportagens no The Intercept Brazil foram alvo de frequentes ataques verbais do presidente brasileiro Jair Bolsonaro e até de uma investigação policial – conduta que já foi declarada uma violação da constituição do Brasil pelo Supremo Tribunal do país . As acusações de hoje representam um flagrante desrespeito a essa ordem judicial.

Nada disso vai durar. O  STF deverá emitir novas decisões de proteção à liberdade de imprensa. Bolsonaro, Moro e Dallagnol vão ter que aprender a respeitar a liberdade de expressão e vão ter que parar de usar o Estado como se deles fosse.

Confira a matéria em vídeo