Bolsonaro acha que incêndios na Austrália são como da Amazônia
Foto: Andrew Merry/Getty Images
Bolsonaro e seu ministro Onix Lorenzoni tentaram fazer graça com os incêndios da Austrália e cobraram posicionamentos de Greta Thumberg e de Enmanuel Macron. Os políticos brasileiros não entendem que o incêndio na Austrália decorre de problemas climáticos e os da Amazônia, são criminosos, provocados.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) repetiu, nesta quinta-feira (02/01/2019), as cobranças de seu ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), de um posicionamento do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre os incêndios na Austrália. Durante a primeira live do ano em seu Facebook, ele provocou: “O Macron falou alguma coisa até agora?”.
“Ele falou em colocar em dúvida a soberania da Austrália?”, ironizou o presidente. Bolsonaro também voltou a citar a ativista sueca Greta Thunberg, cobrando posicionamento também dela, que chamou de “menina pequenininha” e, novamente, de “pirralha“.
Onyx fez as cobranças também nesta quinta-feira (02/01/2020), via Twitter, inclusive em francês. Na rede social, ele lamentou a “perda de vidas” com os incêndios na Austrália, mas disse ser preciso “registrar o silêncio ensurdecedor” de Macron e da “Europa verde”.
O ministro de Bolsonaro também acusou Macron de “capitanear” a propagação de “fake news”. “O silêncio de Macron e dos verdes europeus é a prova de que nunca se tratou de preservação ambiental, e sim de ideologia e mentiras”, escreveu ele.