Coronavírus: EUA alertam americanos contra viagens à China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

O Departamento de Estado dos EUA fez um alerta contra a viagem de americanos à China, devido à incidência de coronavírus no país, e disse que a população não deve viajar à província de Hubei — os primeiros casos do patógeno surgiram em sua capital, Wuhan.

Autoridades americanas pretendem evacuar funcionários do governo e alguns cidadãos de Wuhan nesta terça-feira, em um voo com destino a San Francisco, na Califórnia. Outros países, como Japão, Espanha e França, cogitam tomar a mesma medida.

O governo americano tem 110 casos suspeitos de infecção por coronavírus, distribuídos em 26 estados. Cinco ocorrências foram confirmadas. Os pacientes haviam viajado a Wuhan.

Apesar da tensão comercial entre os dois países, o presidente Donald Trump afirmou esta segunda-feira, pelo Twitter, que ofereceu à China “qualquer ajuda que seja necessária” para conter a epidemia, que já provocou cerca de 2.800 infecções.

“Estamos em comunicação muito estreita com a China sobre o vírus”, afirmou Trump. “Muitos poucos casos foram confirmados nos EUA, mas estamos muito atentos. Oferecemos à China e ao presidente Xi (Jinping) qualquer ajuda que seja necessária. Nossos especialistas são extraordinários!”.

O Globo