Desmentido que homem em fotos com Lula seria irmão de Adélio Bispo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

É falso que um homem que aparece abraçado a Lula em duas fotos seria irmão do agressor de Jair Bolsonaro, Adélio Bispo. Na verdade, as imagens mostram o médico ortopedista Marcos Heridijanio Moura Bezerra, candidato a deputado federal pelo PT derrotado nas últimas eleições. Além de não possuir nenhum sobrenome parecido, Heridijanio é de Pernambuco, enquanto toda família de Adélio vive em Minas Gerais.

Compartilhadas por perfis pessoais nas redes, publicações com as fotos do médico e o falso contexto acumulam mais de 30 mil compartilhamentos no Facebook. Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da plataforma. Duas imagens que trazem um mesmo homem abraçado ao ex-presidente Lula vêm sendo compartilhadas nas redes sociais como se mostrassem o irmão de Adélio Bispo de Oliveira, responsável pelo atentado ao presidente Jair Bolsonaro. O homem, no entanto, não tem parentesco com o agressor.

Trata-se, na verdade, do médico ortopedista Marcos Heridijanio Moura Bezerra, candidato ao cargo de deputado federal pelo PT em Pernambuco e derrotado nas últimas eleições. As duas fotos utilizadas nas peças de desinformação foram publicadas no perfil do médico no Facebook.

Conforme já explicado por Aos Fatos em checagem anterior, Adélio Bispo possui quatro irmãos, todos residentes em Montes Claros (MG). Heridijanio, no entanto, reside no município de Petrolina (PE).

Segundo um dos documentos disponibilizados pelo TSE, o médico é filho Francisco Francelino Bezerra e Maria Carmeneide de Moura Bezerra. Os sobrenomes não coincidem com os de parentes de Adélio Bispo que foram divulgados pela imprensa: os irmãos Aldeir Ramos e Maria das Graças Oliveira. Os nomes dos pais do agressor não são conhecidos.

Aos Fatos