DF: Unidades de internação de menores estão sem desfibriladores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ISTOCK

As unidades de internação do sistema socioeducativo do Distrito Federal estão sem desfibriladores automáticos. O equipamento é essencial para reanimar pacientes em caso de parada cardíaca e aumenta em até 90% as chances de sobrevivência caso a manobra seja aplicada nos primeiros minutos.

O equipamento chegou a ser solicitado à Secretaria de Justiça (Sejus), mas o órgão informou que não havia nenhuma unidade do aparelho no estoque do almoxarifado da pasta.

Em 2017, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já havia pedido melhorias no sistema socioeducativo. Entre elas, a aquisição de desfibriladores.

À época, o MPDFT também pediu macas hospitalares e reanimador ventilatório manual para cada uma das unidades, localizadas em São Sebastião, Brazilândia, Recanto das Emas, Planaltina, Santa Maria e a Unidade de Saídas Sistemáticas.

Segundo o governo, há um processo licitatório em tramitação na Subsecretaria de Administração Geral da Sejus e na Diretoria de Apoio Operacional da Secretaria de Saúde para a aquisição de nove desfibriladores destinados às unidades de internação.

No entanto, não há prazo para a licitação ser concluída. Até lá, as instituições seguirão sem o equipamento.

Metrópoles