Itamaraty terá que consertar bobagem de Bolsonaro sobre Irã

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes, foi convocada pela chancelaria iraniana, informou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Itamaraty, o teor da conversa é reservado e não será divulgado. A informação sobre a convocação foi publicada pelo site do jornal “O Globo”.

Na quinta-feira da semana passada, o general iraniano Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, foi morto em um ataque por drones ordenado pelo governo dos Estados Unidos. Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, o ataque serviu para “parar” uma guerra, não iniciar uma.

Um dia após o ataque, o Itamaraty divulgou uma nota na qual disse apoiar a “luta contra o flagelo do terrorismo”. Na nota, o governo brasileiro condenou um ataque à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, cidade onde Soleimani foi morto, mas não condenou a morte do general iraniano.

“Informamos que a Encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, assim como representantes de países que se manifestaram sobre os acontecimentos em Bagdá, foram convocados pela chancelaria iraniana. A conversa, cujo teor é reservado e não será comentado pelo Itamaraty, transcorreu com cordialidade, dentro da usual prática diplomática”, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda.

Valor Econômico