OMS batiza doença causada pelo coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Stringer/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na tarde desta quinta que a atual epidemia de coronavírus é uma “epidemia de saúde internacional”. É a sexta vez que a entidade aciona o dispositivo desde a criação do mecanismo, em 2005.

Mais cedo, a organização havia anunciado que passará a se referir à doença causada pelo novo coronavírus, que já havia sido batizado temporariamente de 2019-nCoV, de “doença aguda respiratória do 2019-nCoV”.

O nome traz referência à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), outra enfermidade causada pela mesma família de vírus que deixou 774 mortos no mundo, a maioria na China, entre 2002 e 2003.

A OMS reforçou, no entanto, que o nome é provisório e depende da classificação definitiva pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, ligado à União Internacional das Sociedades de Microbiologia.

Nomeado a partir de sua forma circular, o coronavírus (CoV) é uma ampla família de vírus à qual pertencem as cepas que causaram, por exemplo, a Sars e a Mers. Já se sabe que a pneumonia misteriosa é causada por uma nova cepa que os cientistas ainda não conheciam.

Entre os sintomas identificados da doença aguda respiratória do 2019-nCoVum coronavírus são nariz entupido, tosse, garganta inflamada, mal estar, febre e dor de cabeça.

No entanto, algumas variantes do coronavírus podem afetar gravemente o sistema respiratório, causando pneumonia, sobretudo em indivíduos muito novos ou muito idosos, em portadores de doenças cardiopulmonares ou em pessoas com sistema imunológico debilitado. Tudo indica que este é o caso do coronavírus 2019-nCoV.

O Globo