Trump fará hoje pronunciamento sobre Irã

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Susan Walsh/Associated Press

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve fazer um pronunciamento nesta quarta-feira, depois de as forças iranianas dispararem mísseis contra alvos americanos no Iraque, em retaliação à ação americana no Iraque que matou o general iraniano Qasem Soleimani.

Conforme fontes dos EUA e do Iraque, o ataque iraniano não fez vítimas. Segundo a rede de notícias CNN, o Iraque disse que foi alertado com antecedência sobre a ação e que o alerta foi repassado aos EUA.

Pelo Twitter, na terça-feira à noite, Trump avisou que “está tudo bem”. Após a ação do Irã, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e o secretário de Defesa, Mark T. Esper, se reuniram com o presidente dos EUA na Casa Branca.

Também pelo Twitter, o ministro iraniano do Exterior, Mohammad Javad Zarif, sustentou que os ataques foram “uma medida proporcional de defesa” e que o Irã não busca uma escalada das tensões ou guerra.

Por sua vez, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, deixou claro que os ataques eram uma vingança pela morte do general da Guarda Revolucionária.

Valor