Vida de Lula na prisão vai virar filme
A reação internacional contra os golpes no Brasil não para um só dia. Agora, a notícia de que um importante aspecto dos 580 dias em que Lula permaneceu encarcerado vai virar filme. A ideia nasceu de um evento em Paris e irá compor a historiografia dos golpes de 2016 e 2018.
As cartas enviadas ao ex-presidente Lula durante os 580 dias em que ficou preso vão virar um filme. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira 27 pelo Instituto Lula, que teve papel curador na seleção do material necessário.
Uma das idealizadoras da iniciativa e fundadora da Rede Europeia pela Democracia no Brasil (RED.Br), a historiadora francesa Maud Chirio declarou que as cartas recebidas não são apenas sobre Lula, “são sobre democracia, sobre solidariedade e sobre como as políticas públicas mudaram a vida das pessoas”
Em junho do ano passado, as cartas também deram origem a uma peça teatral encenada em Paris, no palco do teatro Monfort. Artistas, políticos e intelectuais franceses e brasileiros se revezaram para ler 80 cartas enviadas ao ex-presidente.
Ao final de duas horas e meia de espetáculo, Chico Buarque, que leu a carta de um homem nordestino e filho da pobreza como Lula, deixou a sala sem falar com a imprensa, dizendo apenas que “foi lindo, muito lindo”.