Bolsonaristas planejam protestos contra ‘parlamentarismo branco’

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Grupos de direita estão convocando protestos de rua para o dia 15 de março contra o que chamam de “parlamentarismo branco” e em defesa do governo Jair Bolsonaro. A mobilização ocorre após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno, um dos conselheiros mais próximos do presidente, afirmar que o Congresso estava chantageando o Executivo ao costurar um acordo para derrubar vetos presidenciais no chamado Orçamento impositivo, no qual a administração federal é obrigada a cumprir as emendas parlamentares.

O “parlamentarismo branco” é um termo geralmente utilizado quando, em um regime presidencialista, o Congresso se distancia do Executivo e impõe a sua própria agenda. Em um áudio vazado na terça-feira 18, foi possível ouvir Heleno afirmando: “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, afirmou, na presença dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) – este último responsável pela articulação político do governo no Congresso. A declaração agravou a relação já conturbada de Bolsonaro com o Parlamento.

O próprio Guedes também criticou o orçamento impositivo, ao dizer que “essa ferocidade toda que nós observamos é em torno de 3% ou 4% do Orçamento, porque o resto todo tá carimbado (verbas que não podem ter a destinação alterada). Então, façamos as reformas, porque aí teremos 100% do Orçamento para discutir e construir, juntos, o futuro do Brasil”, afirmou. E completou: “Se o Orçamento impositivo for grande demais, fica parecendo que é um parlamentarismo branco. Avançaram sobre os poucos recursos que a administração pública do Executivo federal tem capacidade de exercer”, completou.

Veja