Caso Wilson Santiago terá votação aberta, diz Maia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira que a votação sobre o afastamento do deputado Wilson Santiago (PTB-PB) do mandato será aberta e com quórum alto e evitou comentar sua opinião sobre o caso. “Será muito transparente, com voto aberto e cada deputado poderá colocar sua posição”, disse.

Maia disse que aguardará um quórum mais alto para iniciar a votação e que o afastamento passar pelo plenário foi um pedido do próprio Congresso, quando o Solidariedade ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o afastamento do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) fosse decidido pelo plenário – o que não ocorreu na época.

“Ninguém pode transferir para o presidente da Câmara a decisão do plenário. Cada deputado se manifestará”, disse Maia, justificando o quórum mais alto.

Para ele, serão necessários no mínimo 257 votos, dentre os 513 deputados, para manter Santiago afastado – ele está fora do cargo desde dezembro por decisão do ministro Celso de Mello, do STF. Santiago é suspeito de receber propina com recursos que teriam sido desviados de obras no sertão da Paraíba.

“O mesmo quórum de 257 deputados para cassar o mandato é, no meu entendimento, o necessário para afastar”, afirmou Maia.

Maia evitou comentar o almoço com os presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Disse apenas que foi um almoço de início de ano, sem pauta definida.

Valor