Datena pode desistir de candidatura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Políticos próximos de José Luiz Datena afirmam que o apresentador de TV já desistiu de ser candidato à Prefeitura de São Paulo na eleição deste ano e que agora pondera sobre eventual candidatura ao Senado em 2022. Datena estaria aguardando o prazo final da janela para filiação partidária, que se esgota em 4 de abril, para anunciar oficialmente sua desistência. Atualmente ele não está vinculado a nenhuma legenda. O deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, tem tentado convencê-lo a se filiar ao partido desde o ano passado.

Um dos motivos da saída do apresentador do tabuleiro eleitoral de 2020, ainda a ser confirmada, teria sido o desapontamento dele com o presidente Jair Bolsonaro, disseram ao Valor diferentes fontes da área política que mantêm conversas com Datena.

A perspectiva do apresentador era que Bolsonaro o ungisse oficialmente com seu apoio político como o escolhido para concorrer à prefeitura paulistana. Datena teria nutrido a expectativa de que Bolsonaro o elogiaria e incentivaria sua candidatura com declarações públicas.

O presidente, no entanto, tem preferido manter distância desse debate, já que saiu do PSL e aguarda a constituição formal do Aliança Pelo Brasil, que dificilmente estará concluída a tempo do pleito de 2020. Além disso, mesmo que o partido do presidente fique pronto para a disputa à prefeitura, demandaria investimento de tempo e recursos na construção de candidaturas e apoios para sustentar candidatos em cidades-chave. O processo eleitoral de prefeitos e vereadores envolve mais de 5 mil e 500 municípios no país.

O apresentador era considerado a aposta de Bolsonaro para a Prefeitura de São Paulo, em razão da relação de amizade que ambos cultivam há alguns anos, desde quando o atual presidente da República ocupava mandato como deputado federal.

Datena tem se aproximado de diferentes partidos e conversados com diversos políticos desde o final do ano passado. Ele já teve encontros com o ex-governador Márcio França – que teria aceitado ser vice do apresentador em uma chapa do PSB -, com o ex-vereador Andrea Matarazzo (PSD) e mais recentemente teve reuniões com o prefeito e pré-candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) e com o deputado Baleia Rossi.

Em 2019, Datena encontrou-se com o ex-ministro de Dilma Rousseff e Michel Temer, Gilberto Kassab, atual secretário afastado da Casa Civil do governador João Doria (PSDB) – que pediu licença do cargo em janeiro de 2019.

Nos encontros, Datena cogitou encabeçar a chapa do PSD na eleição para prefeito da capital paulista. Kassab, no entanto, assegurou ao apresentador que a candidatura estava prometida ao ex-tucano Andrea Matarazzo.

Desde aquela reunião, conforme apurou a reportagem, Kassab vinha dizendo a interlocutores próximos que a intenção eleitoral de Datena não era para valer. Por ora, Matarazzo está garantido como pré-candidato do PSD.

Procurado, Datena disse ao Valor que ainda não decidiu seu futuro na política.

Valor Econômico