Esquerda pode disputar pela primeira vez nos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eric Thayer/Reuters

Com 97% das seções eleitorais apuradas, tudo indica que o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, deve ganhar as prévias em Iowa. O senador Bernie Sanders ainda pode ultrapassá-lo — o resultado é estreito. O que não mudará é o fato de o ex-vice-presidente Joe Biden ter chegado em quarto. Assim, as primárias do Partido Democrata, que devem se concentrar em dois candidatos, um de esquerda e um centrista, se tornaram imprevisíveis. Sanders ocupará a vaga da esquerda. A do centro, ficou difícil prever. As eleições primárias na próxima terça-feira, em New Hampshire, se tornaram ainda mais importantes.

O favorito em New Hampshire, segundo a média das pesquisas calculada pelo estatístico Nate Silver, é Bernie Sanders. Buttigieg e Biden estão virtualmente empatados, em um distante segundo lugar. Para o vice de Barack Obama, é importantíssimo se sair muito bem. O motivo é simples: ainda em fevereiro, no dia 22 há prévias em Nevada e, em 29, na Carolina do Sul. O Partido Democrata de Nevada é dominado pelos sindicatos de trabalhadores no setor de hospitalidade. Isso favorece um candidato do establishment como Biden. Na Carolina do Sul, a maioria dos eleitores é negra, comunidade com a qual Biden tem relação longeva. Um segundo lugar forte em New Hampshire e duas boas vitórias seguidas o tornam favorito e fazem de Iowa um lapso distante.

Mas se Buttigieg é quem se sagra um segundo forte, o establishment do partido pode decidir apoiá-lo. Há um porém — latinos e negros mais velhos compõem um eleitorado mais conservador. Buttigieg é gay. Para as novas gerações, não é um problema. Isso reforça a necessidade de Biden ir bem em New Hampshire.

No dia 3 de março ocorre a Super Terça-Feira. Inúmeros estados e centenas de delegados na convenção nacional estarão em disputa. Se nem Biden, nem Buttigieg, tiverem conseguido se destacar, entra na disputa um novo adversário, o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg. A briga vai esquentar. Até lá, Bernie Sanders corre por fora.

O Globo