“Imprensa Viva” distorce pesquisa para atacar Dilma

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EFE/Chema Moya

Uma publicação do site “Imprensa Viva”, com informações deturpadas, circula pelo Facebook. O texto, feito a partir do relatório de 2018 de “Estatísticas do Cadastro Central de Empresas” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sugere acusações que não estão contidas na pesquisa.

O conteúdo é falso desde o título: “Dilma causou o fechamento de mais de 341 mil empresas no Brasil, segundo IBGE”. Em nenhum momento cita o governo de Dilma Rousseff, nem atribui o fenômeno a determinadas decisões políticas. Mesmo que a relação – não mencionada pelo IBGE – exista, mais de 20% do período analisado é no governo de Michel Temer. Dilma foi afastada da Presidência em 12 de maio de 2016, e o os dados da conta são entre 31 de dezembro de 2013 e 31 de dezembro de 2016.

A publicação afirma que “341,6 mil empresas fecharam as portas”. Na verdade, o levantamento do IBGE mostra a quantidade de empresas em atividade ao final de cada ano. O saldo é negativo em 341,6 mil – para calcular quantas fecharam, seria necessário saber quantas foram abertas. Esses dados não aparecem no relatório do IBGE.

O texto mencionado ainda que “a maior parte dos empresários que faliram ficaram endividados”, informação que também não está contida no levantamento.

Estadão