Lula quer Haddad candidato em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. “Eleição não é só vitória, colocar a cara pode ser uma vitória política”, disse o presidente segundo parlamentares que participaram da reunião. Ele exortou os parlamentares a “fazerem a luta política”, cobrando a defesa da greve da Petrobras e a oposição mais incisiva ao programa de privatizações.

Lula chegou em Brasília anteontem para uma reunião com as bancadas federais. Hoje ele presta depoimento em ação penal relativa à Operação Zelotes na 10ª Vara Federal.

“Eu gostaria que o PT tivesse candidato em todas as cidades porque a disputa eleitoral é o momento de você usar rádio e a televisão para dizer qual é o legado do PT, as coisas boas que foram feitas, desde a primeira prefeitura em 82 até o governo federal, e que o governo atual está desmontando”, disse Lula em rápida entrevista após a reunião de cerca de três horas com deputados e senadores da sigla.

Ele acrescentou que o pleito municipal será a oportunidade para “desmentir ao vivo as mentiras contadas todo santo dia pelas redes sociais”. Lula defendeu a candidatura de Haddad em São Paulo, ressalvando que a decisão é do ex-prefeito. “O dia em que o Haddad decidir se quer ser o candidato, ele será”. Segundo Lula, apesar dos vários inscritos nas prévias para definir a candidatura petista na capital paulista, “todo mundo que disputa gostaria que o Haddad fosse candidato”.

Na reunião, Lula adiantou que percorrerá o país para reforçar os palanques petistas nas capitais e nas principais cidades. Sinalizando a indisposição a disputar em São Paulo, Haddad disse que viajará pelo país junto com Lula. Ressaltou que também poderá visitar sozinho alguns municípios. “Vamos dividir tarefas.”

Aos jornalistas, Lula falou sobre alianças em algumas capitais. Disse que o PT deverá apoiar a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (Psol) à Prefeitura do Rio de Janeiro. E confirmou a “tendência natural” do PT de apoiar a postulação de Manuela D’Ávila, do PCdoB, à Prefeitura de Porto Alegre.

Lula reafirmou o apoio à candidatura da deputada Marilia Arraes (PT) a prefeita de Recife, mas ressalvou que a decisão caberá aos diretórios estadual e municipal, que preferem manter a aliança com o PSB em Pernambuco. “Quando o PT se reunir e tomar a decisão, o Lula será um soldado a serviço do PT”, esquivou-se. Em Fortaleza, o partido lançará o nome da deputada e ex-prefeita da capital Luizianne Lins. Em Belo Horizonte, o nome mais forte é o do deputado estadual André Quintão (PT).

Lula defendeu, ainda, que o PT aprimore sua comunicação digital, nos termos do plano de comunicação apresentado por Haddad durante a reunião. “Espero que o PT faça um salto de qualidade, mas jamais o PT aceitará disputar ‘fake news’, vamos provar que é possível utilizar a comunicação digital para falar a verdade, pra fazer debate com conteúdo”. O ex-presidente disse que era mais difícil fazer oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, e elogiou o tucano. “Fazer oposição a uma figura inteligente, culta, que tinha bons laços de amizade a nível internacional era mais difícil do que a oposição a alguém que fala a quantidade de bobagem que o Bolsonaro fala”.

Valor Econômico