Trump anula a pena do ex-governador Rod Blagojevich

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jeff Haynes/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anulou nesta terça-feira, 18, a pena do ex-governador de Illinois Rod R. Blagojevich, condenado em 2011 a catorze anos de prisão por tentar vender o assento do ex-presidente Barack Obama no Senado após sua eleição.

“Sim, nós anulamos a sentença de Rod Blagojevich”, afirmou Trump após ser questionado sobre a questão nesta terça. “Ele já cumpriu oito anos de prisão, muito tempo. Ele parece ser uma pessoa muito legal, não conheço ele”.

Blagojevich foi condenado a 14 anos de reclusão, dos quais já cumpriu 8 em uma prisão no Colorado. O ex-governador membro do Partido Democrata só deveria ser liberado em 2024, com possibilidade de redução de um ano de pena por bom comportamento.

A condenação em 2011 teve como base dezoito acusações, entre elas a de que Blagojevich tentou subornar políticos e empresários para tentar vender o assento que pertencia a Barack Obama no Senado depois que o democrata tomou posse como presidente em 2008.

Quando o escândalo foi revelado, em 2008, Blagojevich ainda era governador de Illinois. Ele foi preso e sofreu um impeachment.

Veja