Acidentes registrados na Ponte Rio-Niterói aumentam

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Os motoristas que cruzam a Ponte Rio-Niterói colocaram o pé no freio quando foram instalados radares fixos, há dois anos, mas estão voltando a acelerar, pelo que mostram os números. Com isso, também aumentaram os acidentes. Depois de uma queda de 29,8% no número de veículos flagrados acima de 80 quilômetros por hora, no comparativo entre o primeiro e segundo ano de funcionamento dos equipamentos, a infração voltou a crescer: em janeiro de 2020, os registros aumentaram em 46%, se comparados ao mesmo mês de 2019. Como consequência, no primeiro mês deste ano ocorreram 14 acidentes nas pistas do elevado, cinco a mais que em janeiro de 2019.

Desde que os radares começaram a funcionar na Ponte, em janeiro de 2018, pelo menos 445.887 multas foram aplicadas por excesso de velocidade. Em todo o ano de 2019, foram 174.292 multas; e, em 2018, 248.570. No começo de 2020, os índices pioraram: foram registradas 23.025 em janeiro deste ano, número bem maior que os 15.716 de janeiro de 2019 e os 12.912 de janeiro de 2018.

O aumento da velocidade por parte dos motoristas está diretamente ligado ao crescimento do número de acidentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

— Realmente existe essa relação: quando motoristas correm mais, assumem mais riscos. O crescimento tanto de acidentes como de infrações por velocidade nesta época do ano também está relacionado ao aumento do fluxo de veículos nos períodos de férias e feriados — pondera José Helio, porta-voz da PRF.

Nos seis primeiros meses de funcionamento dos radares fixos, o número de multas por excesso de velocidade foi diminuindo gradualmente, e a quantidade de acidentes na via caiu quase pela metade. Após um período de estabilidade, eles voltaram a aumentar no primeiro mês de 2020.

O ano de 2019 terminou com 145 acidentes no total, resultando em 22 feridos graves, 123 pessoas feridas levemente e três mortos. No ano anterior, o mesmo número de acidentes havia sido registrado, com 12 feridos graves, 168 leves e quatro mortos.

Este ano, foram 14 acidentes registrados em janeiro, com quatro feridos graves, nove leves e um morto. Em janeiro de 2019, haviam sido registrados nove acidentes, com dois feridos graves, dez leves e nenhuma morte. No mesmo período do ano anterior, foram dez acidentes, com um ferido grave e 22 leves.

Em alguns casos, além da multa, motoristas abordados pela PRF que excedem o limite de velocidade são encaminhados para atividades educativas, a fim de evitar que voltem a cometer infrações.

— Não só na Ponte, mas em todo o trecho da BR-101 (até Manilha) fazemos um trabalho de conscientização para que os motoristas não cometam mais infrações. O motorista sabe o que é certo e o que é errado, mas precisa ser sensibilizado. Ele participa de uma palestra e assiste a alguns vídeos de poucos minutos que falam sobre os riscos de acidentes — explica José Helio.

O Globo