Bares e restaurantes esperam socorro do governo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lígia Skowronski/VEJASP

Depois de prever um colapso no setor que emprega três milhões de trabalhadores, Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, diz esperar que o governo — e, em especial, Jair Bolsonaro — cumpra nesta segunda a promessa de socorrer o segmento.

A Abrasel espera que o governo anuncie um pacote de socorro ao setor que incluiria o pagamento de uma espécie de bolsa aos três milhões de trabalhadores de bares e restaurantes durante os próximos três meses.

Com o agravamento da crise do coronavírus, com fechamento de comércio e restrições de circulação em todo o país, o setor é um dos primeiros a sentir os impactos econômicos da pandemia.

Se o governo não cumprir o que prometeu, diz Solmucci, o país corre o risco de mergulhar em uma nova crise. “Muitos dos nossos trabalhadores dizem que não sabem como irão viver sem o emprego. É um risco muito grande deixar toda essa gente sem assistência nessa hora”, diz Solmucci.

Para o presidente da entidade, a segunda é também o momento de o governo mostrar ao país que promete o que cumpre. Na semana passada, ele esteve com Jair Bolsonaro e integrantes da equipe econômica. A liberação do socorro foi prometida, mas no fim de semana integrantes do governo deixaram em aberto a situação.

“Esta segunda é um dia muito importante para a credibilidade do governo. Será o fim da picada não cumprir a promessa de socorro ao setor, uma demonstração de que não dá para confiar no que diz o governo”, diz Solmucci.

Veja