Bolsonaro desconversa sobre provas de fraude nas eleições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos / Divulgação

Um dia após reafirmar que houve fraude nas eleições de 2018 e que por isso não venceu já no primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro desconversou ao ser questionado sobre quando apresentará as provas que disse ter ontem.

— Eu quero que você me ache um brasileiro que confia no sistema eleitoral brasileiro. Eu espero que você ache um brasileiro que confia no processo eleitoral brasileiro — disse, ao ser perguntado diretamente sobre quando apresentaria as provas da suposta fraude nas eleições de 2018.

Bolsonaro falou nesta terça-feira por menos de dois minutos aos jornalistas que acompanham sua viagem, após evento com empresários brasileiros em Miami. A entrevista foi a primeira que o presidente concedeu durante os quatro dias em que passou nos Estados Unidos.

Ao ser perguntado se não acreditava na Justiça Eleitoral, irritou-se.

— Não é na Justiça, não deturpem minhas palavras, não façam essa baixaria que a imprensa sempre faz comigo.

No dia anterior, em uma palestra a apoiadores, também em Miami, o presidente afirmou que teria recolhido provas de que as eleições de 2018, em que foi eleito com 57,8 milhões de votos no segundo turno, foram adulteradas. O presidente já havia feito acusações de fraude em 2018, mas agora, pela primeira vez, disse ter “provas” — sem mostrá-las.

— Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar — disse ontem.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou a segurança no sistema eletrônico de votação “sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização”. E ressalta que “naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato”.

“Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências”, diz a nota.

O Globo