Câmara dos EUA aprova pacote auxílio contra o coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alex Wong/AFP

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um pacote de ajuda contra o coronavírus no início do sábado que forneceria testes gratuitos e licença médica remunerada, numa tentativa de limitar o dano econômico de uma pandemia que fechou escolas, estádios e escritórios.

Por uma votação bipartidária de 363 a 40, a Câmara, controlada pelos democratas, aprovou um esforço de bilhões de dólares que expandiria programas de rede de segurança para ajudar aqueles que poderiam ficar desempregados nas próximas semanas.

Economistas dizem que o surto, que infectou 138 mil pessoas em todo o mundo e matou mais de 5.000, pode levar a economia dos EUA à recessão.

O presidente Donald Trump disse que apóia o pacote, aumentando a probabilidade de aprovação no Senado controlado pelos republicanos na próxima semana.

O projeto de 110 páginas é o produto de amplas negociações entre a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, principal representante do presidente Donald Trump sobre o assunto. Mnuchin pressionou por cortes de impostos, enquanto Pelosi pressionou para expandir os gastos com segurança. Não está incluso o corte de impostos na folha de pagamento de US $ 1 trilhão que Trump havia pedido.

Pelosi e Trump têm um relacionamento ruim, e os dois não se falam diretamente. “Não havia necessidade disso”, disse Pelosi em entrevista coletiva na noite de sexta-feira.

No início do dia, Trump acusou os democratas de “não fazerem o que é certo para o país”.

O projeto fornece duas semanas de licença médica remunerada por doença para os doentes e familiares, algo que não existe nos EUA. As empresas receberão um crédito fiscal para ajudar a cobrir as despesas.

Inicialmente, os democratas procuravam criar um benefício permanente de licença médica para esse um terço de trabalhadores dos EUA que atualmente perdem salários quando ficam em casa devido a uma doença, mas os republicanos disseram que isso seria um desastre.

Os trabalhadores também poderão tirar até três meses de licença não remunerada se estiverem em quarentena ou precisarem cuidar de familiares doentes. Expande programas de rede de segurança que ajudam pessoas a enfrentar crises econômicas, incluindo idosos em casa e alunos de baixa renda que correm o risco de perder o acesso ao café da manhã e almoço gratuitos, se suas escolas estiverem fechadas.

Isso reforçaria a ajuda ao desemprego e o programa “vale-refeição”, que ajuda 34 milhões de pessoas de baixa renda a comprar mantimentos.

Também suspende uma nova restrição do governo Trump, prevista para 1º de abril, que cortaria os benefícios do vale-refeição para 700 mil adultos sem filhos que não estão trabalhando.

O apoio federal ao Medicaid também aumenta, dando aos Estados uma segurança para financiar o programa de seguro de saúde de baixa renda que Trump tentou repetidamente reduzir.

Pelosi disse que a Câmara começará a trabalhar na próxima semana em outra rodada de leis para ajudar as indústrias mais afetadas e a economia em geral. O líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, disse que o corte de impostos na folha de pagamento proposto por Trump pode ser um item nessas negociações.

Os dois lados lutaram para encontrar um acordo depois de aprovarem rapidamente uma lei de US $ 8,3 bilhões na semana passada para pagar pesquisas de vacinas e outras medidas de combate a doenças.

Trump declarou uma emergência nacional na sexta-feira, liberando US $ 50 bilhões em ajuda federal.

O Globo