Doria quer convencer Witzel a apoiar Bebianno
Foto: Rogerio Santana/Agência O Globo
Com o aval do governador paulista João Doria, o PSDB anunciou nesta quinta-feira a pré-candidatura do ex-ministro Gustavo Bebianno para a prefeitura do Rio. O partido busca agora aliados para seu novo projeto eleitoral para este ano e vê no governador Wilson Witzel um parceiro prioritário.
Doria disse nesta tarde haver “boa atmosfera” para uma aliança entre Bebianno e Witzel para a eleição de 2020.
Antes do anúncio à imprensa, o governador paulista conversou por telefone com Witzel. Os dois já haviam estado juntos durante o Carnaval.
— Não há nada definido, mas há uma boa atmosfera que nos une — afirmou Doria.
Estava presente ao anúncio a jornalista Mariana Ribas, até então pre-candidata do PSDB à prefeitura do Rio. Ela alegou problemas pessoais para desistir da vaga.
— Estou muito feliz. Minhas razões foram de ordem pessoal e entro agora num novo projeto ao lado do governador Doria — disse.
Mariana assumirá uma função no governo de São Paulo, mas não foi anunciada qual será.
A justificativa dada pelo presidente do PSDB do Rio, Paulo Marinho, para o anúncio ter sido em São Paulo deixou evidente que a troca de pré-candidato não foi consensual.
— Nós viemos aqui para comunicar nossa decisão e pedir anuência do governador João Doria, que, para nós, é a grande liderança do PSDB e a quem nós devemos satisfação.
O presidente nacional do partido, Bruno Araújo, fez manifestações de apoio a Mariana na quarta-feira numa rede social. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se pronunciou em favor da pré-candidata.
Doria e Bebianno minimizaram as divergências no partido.
— O PSDB não é um partido que busca consenso. O contraditório faz parte de uma vida democrática — disse o paulista.
Bebianno afirmou que vai trabalhar para unir a legenda.
— Consenso nunca é de imediato. A maior parte do partido não sabe o que aconteceu.
Quando Bebianno ingressou no PSDB, em dezembro passado, Mariana já era pré-candidata a prefeita desde setembro.
O ex-ministro disse que procurou nesta quinta-feira Bruno Araújo para conversar. O lançamento oficial da sua pré-candidatura será em 4 de abril, no Rio.