Maior vestibular do mundo é adiado na China após pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: STR / AFP

A China anunciou nesta terça-feira que as provas de acesso às universidades acontecerão no início de julho, um mês mais tarde que o previsto, devido à pandemia do novo coronavírus. O vestibular chinês, conhecido como “gaokao”, é o maior do mundo.

Cerca de 10 milhões de estudantes fazem anualmente o exame de acesso às universidades. Numericamente é a maior prova do mundo. Os candidatos com as melhores notas conseguem entrar nas universidades de maior prestígio.

O fato de os exames serem realizados nos dias 7 e 8 de julho mostra que a situação da saúde na China volta gradualmente ao normal. Todos os centros de ensino, no entanto, estão fechados desde o início da epidemia em janeiro.

De acordo com o ministério da Educação, a província de Hubei, no centro do país, berço do novo coronavírus, e a capital nacional, Pequim, podem organizar os exames um pouco mais tarde, em função do cenário. A pandemia infectou mais de 81.500 pessoas na China, segundo o balanço oficial, e provocou 3.305 mortes.

Segundo os últimos dados atualizados pela Unesco, 1,5 bilhão de estudantes estão sem aula ao redor do mundo por conta da pandemia do novo coronavírus. Pelo menos 185 países determinaram a interrupção de aulas para frear a disseminação da Covid-19. Só na China, ainda segundo a entidade das Nações Unidas, são 278,4 milhões de alunos afetados.

O Globo