OMS realizará testes de medicamentos contra a Covid-19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou esta sexta-feira, em pronunciamento à imprensa, que mais de 40 países manifestaram interesse em contribuir para a criação de uma terapia contra o coronavírus. Quatro tipos de medicamentos serão testados. Atualmente não há remédios que curem a Covid-19, que já provocou mais de 500 mil infecções e 20 mil mortes no planeta.

Os experimentos serão financiados por doações a um Fundo de Solidariedade para o combate ao coronavírus. Desde sua criação, duas semanas atrás, a iniciativa recebeu US$ 108 milhões de indivíduos e organizações.

— Hoje (sexta-feira), temos o prazer de anunciar que, na Noruega e na Espanha, os primeiros pacientes serão inscritos em breve em um estudo, que comparará a segurança e a eficácia de quatro medicamentos diferentes ou combinações de medicamentos contra a Covid-19 — revelou Ghebreyesus.

O diretor da OMS pediu para que os países se abstenham de usar terapias que não demonstrarem eficácia no tratamento da Covid-19. E ressaltou que a chegada de uma vacina ao mercado pode demorar de 12 a 18 meses.

— A História da medicina está repleta de exemplos de drogas que funcionavam no papel ou em um tubo de ensaio, mas não em humanos, ou eram realmente prejudiciais — ressaltou.

O presidente Jair Bolsonaro tem defendido o uso da hidroxicloroquina como alternativa no combate ao coronavírus. A droga é usada no tratamento de malária e doenças reumatológicas. Os ensaios sobre sua eficácia contra o Covid-19 ainda não são conclusivos. A Anvisa liberou nesta sexta-feira a realização de novas pesquisas.

Além do uso inadequado de drogas, outro desafio da OMS é lidar contra a escassez crônica de equipamentos de proteção individuais (EPIs) — mais de 2 milhões foram enviados pela entidade a 74 países, e um lote semelhante está sendo preparado para outras 60 nações.

O Globo