Presidente em exercício do Congresso pede desculpas à China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O presidente em exercício do Congresso, Antonio Anastasia (PSD-MG), encaminhou nesta tarde um ofício em que pede desculpas ao presidente da China pelas declarações do deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Ontem, o deputado se tornou pivô de incidente diplomático após responsabilizar a China pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No texto encaminhado ao embaixador do país no Brasil, Yang Wanming, Anastasia pede para que a mensagem chegue a Xi Jinping.

“Com arrimo na sólida parceria já existente entre o Brasil e a China, apresento a Vossa Excelência e a todo o povo chinês, em meu nome e em nome do Congresso Nacional, nosso respeito, solidariedade e também nossas desculpas, reafirmando que nenhum obstáculo poderá separar nossos povos no combate de uma doença tão intensa e arrasadora que muito nos assusta e comove pelas sucessivas e danosas consequências que sabemos, transcendem ao corpo”, diz o texto assinado por Anastasia, que é primeiro vice-presidente do Senado e está como presidente em exercício do Congresso pelo afastamento de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que teve a infecção por Covid-19 confirmada na quarta-feira.

Eduardo afirmou em sua conta no Twitter que a culpa da disseminação da doença pelo mundo era do país asiático, gerando uma crise diplomática. O embaixador Yang Wanming e a conta oficial da embaixada chinesa no Brasil rebateram, afirmando que as palavras do filho do presidente eram “um insulto maléfico contra a China e o povo chinês” e “extremamente irresponsáveis”. “Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, diz ainda a publicação da embaixada, em referência à viagem da comitiva presidencial aos Estados Unidos no início do mês.

Ainda na noite de ontem, o presidente da Câmara também pediu desculpas ao embaixador e ao povo chinês. “Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”, escreveu Maia.

O Globo