TJ condena homens por racismo e injúria racial contra Maju Coutinho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou nesta segunda-feira (09) dois homens acusados de racismo e injúria racial contra a apresentadora Maju Coutinho, da TV Globo.

O juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Capital Paulista, entendeu que Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales utilizaram perfis falsos nas redes sociais para acessar a página da emissora e proferir injúrias contra a apresentadora, em 2015.

“Na liderança da comunidade cibernética denominada ‘Warning’, e sob pena de exclusão, ordenaram que seus membros efetuassem postagens de cunho preconceituoso e discriminatório contra a raça negra e a cor preta, o que efetivamente aconteceu, e de modo maciço e impactante. (…) “O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”, disse o juiz na sentença.

Pelos crimes, Erico foi condenado a seis anos de reclusão e Rogério a cinco anos. Na sentença, o juiz também entendeu que os dois réus cometeram corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática dos mesmos crimes.

Os dois condenados poderão recorrer da sentença em liberdade, segundo o entendimento do juiz.

Os réus Kaique Batista e Luis Carlos Felix, que também tinham sido denunciados pelo Ministério Público como parte do mesmo grupo, foram absolvidos pelo juiz por falta de provas.

Os quatro réus foram denunciados em 2016 pelo Ministério Público de São Paulo, após ampla investigação sobres os ataques que vinham acontecendo nas redes sociais desde 2014. Eles utilizavam pseudônimos e contas falsas para promover os crimes, de acordo com os promotores.

O inquérito de 18 páginas contra o grupo afirma que os réus marcavam dia e horário para atuarem juntos nos ataques, com ajuda de profissionais de informática. Eles induziram outros quatro menores a participar da pratica dos crimes e eram chefiados por Érico Monteiro dos Santos.

A polícia chegou até o grupo depois que o computador de um Kaique Batista foi apreendido.

O caso ganhou repercussão nacional e foi um dos assuntos mais comentados em 2015 nas redes sociais, gerando as hastags #SomosTodosMaju e #SomosTodosMajuCoutinho, que chegaram até os apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos.

Junto com toda a equipe do JN, os dois apresentadores gravaram mensagem de solidariedade à Maju Coutinho pelos ataques racistas.

G1