Bolsonaro desafia STF e estuda ‘isolamento vertical’

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Higo Barreto/Metrópoles

Discretamente, o governo Bolsonaro já vem tomando medidas práticas que miram o isolamento vertical, para que apenas pessoas mais vulneráveis à covid-19 fiquem em casa e a população volte às ruas.

Uma delas foi um mapeamento de todos os leitos de hotéis no Rio de Janeiro feito nos últimos dias pelo próprio governo federal. A ideia é que esses estabelecimentos abriguem pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos que moram em comunidades, além de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

A ação não é nova e vem sendo realizada pela própria prefeitura do Rio desde a semana passada. No entanto, o envolvimento direto do governo federal aceleraria a transição para o isolamento vertical. Com isso, haveria a liberação dos demais cidadãos para retomarem suas atividades, como deseja Bolsonaro.

Um dos principais defensores dessa proposta é o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos -RJ). Foi o próprio Flávio, inclusive, que levou a ideia ao prefeito Marcelo Crivella.

Integrantes do governo afirmam, porém, que o projeto federal para abrigar vulneráveis em hotéis ainda está em fase inicial.

O Globo