Bolsonaro promete “fala explosiva” contra Moro

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Jair Bolsonaro está preparando um pronunciamento considerado explosivo contra Sergio Moro, de acordo com interlocutores com trânsito livre entre ministros do núcleo duro do governo.

Nas primeiras versões da fala, o presidente se mostrava disposto a dizer que a interferência política na Polícia Federal não era dele –e sim de seu agora ex-ministro da Justiça.

O presidente estuda dizer, por exemplo, que a Operação Lava Jato parou desde que Moro assumiu o comando da pasta e que nenhuma investigação mais andou, justamente por viés político.

Um dos ministros com acesso direto a Bolsonaro afirmou a interlocutores que o presidente pode até partir para o ataque pessoal a Moro e à sua família, tamanha a irritação com seu ex-auxiliar.

Aliados bolsonaristas estão disseminando também em grupos de Whatapp que o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, caiu em desgraça com o presidente porque não conseguiu descobrir quem estava por trás de Adélio Bispo, que o atacou em 2018 com uma faca.

No Twitter, Bolsonaro afirmou que dará uma entrevista coletiva às 17 horas para restabelecer “a verdade sobre a demissão a pedido do sr. Valeixo [ex-diretor-geral da Polícia Federal], bem como do sr. Sergio Moro”.

O ex-ministro da Justiça anunciou a sua saída da pasta nesta sexta (24) atirando forte no ex-chefe. Disse, entre outras coisas, que Bolsonaro quer interferir politicamente na PF e que tentou obter relatórios de inteligência de investigações em curso.

As declarações caíram como uma bomba no universo jurídico e também entre os políticos.

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) enxergam crimes cometidos pelo presidente na fala de Moro, como advocacia administrativa, prevaricação e falsidade ideológica.

Folha de SP