Crivella quer obrigar idosos a ir para hotéis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leo Martins/Agência O Globo

O prefeito Marcelo Crivella avalia pedir na Justiça que idosos acima de 80 anos da Rocinha e que vivam sozinhos em Copacabana sejam obrigados a ficar nas vagas dos hotéis que a prefeitura do Rio colocou à disposição de idosos em uma tentativa de reduzir as mortes dos mais velhos pela epidemia da Covid-19. A hipótese foi discutida na reunião do gabinete de crise da prefeitura nesta sexta-feira depois que reportagem do GLOBO mostrou que Copacabana lidera os óbitos no Rio e a média de idade das vítimas chega a 80 anos.

– Hoje estamos reunindo os líderes das equipes de Saúde da Família em Copacabana e na Rocinha. Nós vamos levantar os casos das pessoas que eles acham importantíssimo serem preservadas. O próximo passo é conversar com eles. Decidimos que esse contato será feito por uma PM ou uma agente feminina da Guarda Municipal para constrangê-los em nome da saúde pública a nos acompanharem aos hotéis – disse o prefeito.

Segundo Crivella, somente se essa conversa não surgisse efeito, o município iria à Justiça. Ele ainda não deu prazo para isso.

– Se não houver aceitação apelaríamos para a ordem judicial – disse Crivella.

O encaminhamento compulsório dos idosos tomaria como base a lei federal 13979/2020 que estabelece medidas que podem ser adotadas para enfrentar a pandemia. O artigo terceiro prevê que para enfrentar a crise podem ser adotadas entre outras medidas, o isolamento e a quarentena. E realização compulsória de exames, testes laboratoriais, vacinação entre outras medidas para conter a epidemia.

Das 92 mortes já confirmadas no Rio até está sexta-feira, Copacabana lidera com sete casos, o que equivale a 7,6 % das ocorrências. Ao todo, o bairro tem 109 casos confirmados, ficando atrás apenas da Barra da Tijuca, com 157.

As declarações do prefeito foram feitas durante uma visita com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) às obras do hospital de campanha do Riocentro, que terá 500 vagas para pacientes com Covid-19, sendo 400 clínicos e 100 de UTI. As obras terminam na semana que vem. Flávio Bolsonaro anunciou que a prefeitura vai receber R$ 87 milhões em recursos para a saúde do Rio. Na verdade, não se trata de recursos novos. O próprio Crivella admitiu que essa verba vem de adiantamento que o município tem a receber do SUS ao longo de 2020.

O secretario municipal de Saúde em exercício, Jorge Darze, explicou que a inclusão dos idosos da Rocinha se dá também em razão de características de insalubridade da comunidade. A favela tem um dos maiores índices de tuberculose em todo o Brasil.

– Solicitei as fichas aos agentes de saúde para avaliar a situação desses idosos – disse Darze.

O Globo